sexta-feira, 18 de junho de 2010

MORRE JOSÉ SARAMAGO-18/06/2010



José Saramago

O escritor e prêmio Nobel português José Saramago, criador de uma narrativa crítica e reflexiva, com um forte caráter social, morreu nesta sexta-feira às 21h, em sua casa na ilha espanhola de Lanzarote aos 87 anos, por causa de uma leucemia crônica.O cineasta Fernando Meirelles, diretor do filme “Ensaio Sobre a Cegueira” (2008), baseado na obra homônima de José Saramago, disse que o mundo perde lucidez com a morte do autor.

Saramago já tinha mostrado seu potencial em Levantado do chão (1980), que retrata a vida de privações da população pobre do Alentejo, explorada por latifundiários e pelo clero conservador, do final do século 19 à Revolução dos Cravos. Seguem-se a Memorial do Convento três romances fundamentais, que consagram definitivamente o escritor: O Ano da Morte de Ricardo Reis (1984), A Jangada de Pedra (1986) e História do Cerco de Lisboa (1989). Ensaio sobre a Cegueira, que resultou no filme Blindness.“Definitivamente, hoje o mundo se tornou ainda mais burro e cego”, ressaltou Meirelles em comunicado.

FRASES DE SARAMAGO


"Acho que na sociedade actual nos falta filosofia. Filosofia como espaço, lugar, método de refexão, que pode não ter um objectivo determinado, como a ciência, que avança para satisfazer objectivos. Falta-nos reflexão, pensar, precisamos do trabalho de pensar, e parece-me que, sem ideias, nao vamos a parte nenhuma".


"Gostar é provavelmente a melhor maneira de ter, ter deve ser a pior maneira de gostar".


"Se tens um coração de ferro, bom proveito.
O meu, fizeram-no de carne, e sangra todo dia".


"Todos sabemos que cada dia que nasce é o primeiro para uns e será o último para outros e que, para a maioria, é so um dia mais".


"Não sou um ateu total, todos os dias tento encontrar um sinal de Deus, mas infelizmente não o encontro".


"Dirão, em som, as coisas que, calados,no silêncio dos olhos confessamos?"


"Para temperamentos nostálgicos, em geral quebradiços, pouco flexíveis, viver sozinho é um duríssimo castigo".


"Não tenhamos pressa,mas não percamos tempo".


"De que adianta falar de motivos, às vezes basta um só, às vezes nem juntando todos".


"O que as vitórias têm de mau é que não são definitivas. O que as derrotas têm de bom é que também não são definitivas".


"Se podes olhar, vê. Se podes ver, repara".

"Dentro de nós há uma coisa que não tem nome, essa coisa é o que somos".


"O espelho e os sonhos são coisas semelhantes, é como a imagem do homem diante de si próprio".


"Cada dia traz sua alegria e sua pena, e também sua lição proveitosa".

"Sempre chega a hora em que descobrimos que sabíamos muito mais do que antes julgávamos".


"Fisicamente, habitamos um espaço, mas, sentimentalmente, somos habitados por uma memória".

"Mesmo que a rota da minha vida me conduza a uma estrela, nem por isso fui dispensado de percorrer os caminhos do mundo".

"Os lugares-comuns, as frases feitas, os bordões, os narizes-de-cera, as sentenças de almanaque, os rifões e provébios, tudo pode aparecer como novidade, a questão está só em saber manejar adequadamente as palavras que estejam antes e depois".


"O talento ou acaso não escolhem, para manisfestar-se, nem dias nem lugares".


"Quem acredita levianamente tem um coração leviano".


"Há ocasiões que é mil vezes preferível fazer de menos que fazer de mais, entrega-se o assuntto ao governamento da sensibilidade, ela, melhor que a inteligência racional, saberá proceder segundo o que mais convenha à perfeição dos instantes seguintes".

José Saramago

5 comentários:

  1. Lindo seu blog! Adorei! E obrigada pelas frases do Saramago.

    ResponderExcluir
  2. Adorava ele, principalmente suas frases sobre Deus e religião. rs
    Sou agnóstica com convicção, não sigo religião nenhuma e acho que Saramago sabia se expressar como ninguém em relação a esse assunto. E fazia isso com muita classe e elegância, sem ofender a ninguém. Eu sou como ele, também questiono e muito os desígnios de Deus.

    Saudades eterna!

    Palewa Merçon

    ResponderExcluir